Para estes projectos, a dois anos, o Fundo Azul tem 500 mil euros
Andrew K. Sweetman

Já abriram as inscrições para apresentação de candidaturas a financiamento de projectos de Estudos de Investigação e Desenvolvimento Científico e Tecnológico para as novas áreas emergentes da economia do mar pelo Fundo Azul (FA). Para estes projectos, o FA dispõe de uma dotação de 500 mil euros, conforme se refere no anúncio público divulgado pela Direcção-Geral de Política do Mar (DGPM).

Os beneficiários podem ser instituições de ensino superior, institutos e unidades de Investigação & Desenvolvimento (I&D) e ainda entidades privadas sem fins lucrativos, até um máximo de 50 mil euros de apoio atribuível por operação, não reembolsáveis. A taxa de financiamento não pode exceder os 90% dos custos elegíveis e os apoios serão concedidos até um período máximo de dois anos.

De acordo com o anúncio, o objectivo deste financiamento é “estimular a emergência de uma nova geração de empreendedores do mar (start-ups, PME e empresas) criadora de oportunidades inovadoras de negócio, rentáveis e sustentáveis”, nos planoseconómico (gerar níveis de rentabilidade atrativos), ambiental (minimizar o impacto ambiental da cadeia de valor) e social (criar novos postos de trabalho e promover a justiça e inclusão social)”.

É ainda propósito do financiamento reforçar a competitividade das pequenas e medias empresas e a transferência de conhecimento científico e tecnológico das entidades de I&D para o setor empresarial. Os critérios em avaliação serão o contributo dos projectos para a economia do mar, a qualificação e adequação das equipas e ainda a coerência e racionalidade dos projectos.

 

 

 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill