A KOBC financia em 105 milhões de euros a construção de navios a GNL, com o intuito de alavancar as empresas de transporte marítimo e os estaleiros do país.
Alphaliner

A recém-lançada Korea Ocean Business Corporation (KOBC) terá anunciado um financiamento na ordem dos 105 milhões de euros para alavancar as empresas de transporte marítimo do país, nomeadamente através da construção de navios a gás natural liquefeito (GNL) e na compra de outras embarcações. E num momento em que na Europa o sector reclama medidas da União Europeia contra os apoios estatais à indústria marítima, comuns no Extremo Oriente, por desvirtuarem as regras de livre concorrência a que os europeus estão sujeitos.

De acordo com a agência noticiosa sul-coreana Yonhap News, o apoio incidirá em empresas de pequena e média dimensão, incluindo a Korea Line, a SK Shipping, a H-Line Shipping e a Polaris Shipping, permitindo o desenvolvimento das empresas e do sector sem grandes perturbações por falta de capital, na expectativa de reconquistar os mercados de granéis da China, aumentando a produtividade em 20% e reduzindo os custos de produção em 10%.

Note-se o exemplo da Hyundai Merchant Marine (HMM), que quase faliu em 2016, estando em recuperação devido a um apoio governamental significativo. Relatórios desta semana indicam que a empresa receberá cerca de 4 mil milhões para financiar tanto os pedidos de construção naval quanto os terminais. Em Setembro, a empresa anunciou encomendas para 20 navios porta-contentores ecologicamente desenvolvidos, distribuídas pelos três grandes estaleiros do país e cuja entrega está prevista para 2021.

Os estaleiros do país lideraram, no entanto, as encomendas a nível global em Setembro, pelo quinto mês consecutivo, segundo a Clarkson Research Services. Pelo que as encomendas excedem actualmente os 20 milhões de tonelagem bruta. E no início deste mês, o Governo anunciou planos para construir estaleiros equipados com tecnologia de inteligência artificial. Sendo que o país iniciará igualmente um estudo de viabilidade que visa primeiro desenvolver um modelo de simulação de estaleiro inteligente e criar uma plataforma de produção virtual baseada na realidade.

Recorde-se que a KOBC é uma entidade pública da Coreia do Sul, lançada no dia 4 de Julho precisamente para apoiar a recuperação da indústria marítima do país – que já terá apoiado a compra e leasing de 10 navios, cujos destinatários incluíam a Daebo International Shipping, a Dong-A Tanker e a DM Shipping, com conclusão prevista para Novembro.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill