Ambos os surfistas portugueses se estrearam em “altas” e passaram à fase seguinte do EDP Billabong Pro Ericeira, Já Tomás Fernandes foi eliminado na terceira fase da competição.
EDP Billabong Pro Ericeira

Os surfistas portugueses que hoje iniciaram a competição na praia de Ribeira D’Ilhas, na Ericeira, em Mafra, no EDP Billabong Pro Ericeira, uma etapa de categoria máxima (10.000 pontos) do circuito mundial de qualificação (QS) da World Surf League (WSL), com boas ondas destacaram-se: Frederico Morais e Vasco Ribeiro clamaram vitórias nos seus heats da segunda ronda, enquanto Tomás Fernandes foi eliminado na terceira fase da competição.

Depois de três dias de espera pelo “momento de vestir a camisola e entrar dentro de água”, Frederico Morais, surfista do circuito mundial de surf (CT), nº 22 do ranking, ultrapassou o francês Charly Martin, que ficou na 2ª posição, e o australiano ex-CT Davey Cathels, em 3º, e, no último lugar (4º), Lucas Silveira.

“Sei o que tenho de fazer dentro de água e dou o melhor de mim, depois é esperar pelas notas. O mais difícil é vencer o primeiro heat, depois de três dias de espera. Foi um heat desafiante, mas estou contente por ter avançado. A pressão de estar a competir em casa, em frente a este público, funciona como motivação. É muito bom ter todo o público aqui a apoiar-me. Sinto que é consequência do trabalho duro que fazemos para estar aqui, a representar bem Portugal e ao mais alto nível” referiu Frederico Morais.

Já Vasco Ribeiro, surfista português, nº22 no ranking do QS, esperou três dias para competir, mas apenas a cinco minutos do final do heat, venceu com um total de 11,54 pontos, deixando o australiano Kalani Ball na 2ª posição, eliminando os brasileiros Willian Cardoso (3º), surfista do CT, e Flavio Nakagima (4º).

“Sabia que as condições estavam a mudar por causa da maré. Conheço bem este lugar, mas, mesmo assim, o mar estava um pouco mais lento do que esperava. Sabia que se tivesse uma oportunidade para apanhar a onda que precisava, conseguiria a pontuação, e foi o que aconteceu. Muitas pessoas falam sobre esta oportunidade para o meu ano, por ser um spot que conheço bem, mas a verdade é que todos estão a surfar bem e que ter um resultado será sempre difícil” explicou o surfista português.

Com sorte diferente, Tomás Fernandes, foi eliminado na oitava bateria da terceira ronda. O surfista da Ericeira ficou na 4ª posição no heat, atrás do norte-americano australiano Soli Bailey.

Esta Sexta-feira, a primeira chamada da competição está marcada para as 7:20 da manhã, no EDP Billabong Pro Ericeira que acontece entre os dias 24 e 30 de setembro.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill