A Primeira-Ministra da Noruega, no discurso de tomada de posse como co-presidente do Painel de Alto Nível para uma Economia do Mar Sustentável, assumiu a autoridade e a determinação para acelerar a defesa e a produção oceânicas
Painel de Alto Nível para uma Economia do Mar Sustentável

No discurso de apresentação do Painel de Alto Nível para uma Economia do Mar Sustentável (a que já os referimos ontem), uma das presidentes da instituição, a Primeira-Ministra da Noruega, Erna Solberg, que partilha o cargo com o Presidente da República de Palau, Thomas Esang Remengesau, Jr., considerou que “como única organização política marítima composta por líderes mundiais em exercício”, o painel tem a autoridade e a determinação necessárias para desencadear e acelerar a tomada de medidas para a protecção e produção oceânicas”.

Ema Solberg disse ainda que o painel tem “de encontrar soluções colectivas para o desenvolvimento e implementação de regulamentação alargada e eficaz, bem como para um regime de gestão integrada dos oceanos”, o que constituirá “verdadeiro teste” à sua “capacidade de legar um planeta e mares mais saudáveis à próxima geração”.

Além de António Costa, que esteve representado no lançamento do painel pela ministra do Mar, a nova entidade é composta pelos líderes da Austrália, do Chile, das Ilhas Fiji, do Gana, da Indonésia, da Jamaica, do Japão, do México, da Namíbia, da Noruega e da República de Palau, bem como pelo Representante Especial para os Oceanos do Secretário-Geral da Nações Unidas, Peter Thomson.

E terá um Secretariado, gerido pelo Instituto Mundial de Recursos (World Resources Institute, ou WRI), que irá coadjuvar as suas actividades, incluindo na investigação, no envolvimento de partes interessadas e na comunicação. O WRI “é uma organização mundial de investigação que abrange mais de 50 países e que tem delegações em África, no Brasil, na China, na Europa, na Índia, na Indonésia, no México, nos Estados Unidos da América e noutros locais”, com peritos e funcionários que trabalham em colaboração com líderes de todo o mundo para concretizar ideias “em prol do ambiente, do desenvolvimento económico e do bem-estar”, conforme informação prestada à imprensa.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill