No total, as áreas abrangerão 210 mil Km2 (ou 30%) das suas águas
Estações Náuticas de Portugal

O Governo da República das Seicheles anunciou, em Fevereiro, duas novas áreas de proteção marinha, cobrindo 16% (210 mil quilómetros quadrados) do seu oceano, abrindo caminho para o que se poderá tornar a maior área matinha protegida do Oceano Índico

Segundo dados da UN Environment, as duas áreas abrangem 74.400 quilómetros quadrados de águas mais profundas e de algumas costeiras em torno do Grupo Aldabra, e um arquipélago localizado a 1.100 quilómetros, a oeste das principais ilhas de Seicheles, uma das áreas onde habitam bastantes espécies marinhas e que será uma das mais restritas áreas em termos de actividades humanas.

Abrangeriam também 136 mil quilómetros quadrados de águas profundas que se estendem entre o Mirantes Group e o Fortune Bank, uma faixa do oceano central das Seicheles que inclui áreas importantes para a conservação da biodiversidade, turismo e indústrias pesqueiras.

A segunda fase do projecto, a concluir até 2020, fará identificação das restantes águas para protecção marinha, elevando o total para 410 mil km2 ou 30% das águas de Seicheles. Os outros 70% serão estudados para uso de actividades económicas, mas sujeitas a um plano.

Para este plano, a República das Seicheles assinou com a The Nature Conservancy (organização internacional, sem fins lucrativos, líder na conservação da biodiversidade e do meio ambiente) um acordo “dívida para a conservação”. No quadro deste acordo, a organização angariará 17 milhões de euros para adquirir dívida soberana da República das Seicheles e refinanciá-la, dirigindo parte dos pagamentos a projectos de conservação marinha e adaptação às alterações climáticas.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill