De acordo com notícias vindas a público, um navio espião chinês terá rondado os navios participantes no exercício militar naval RIMPAC 2018, que se realiza até 2 de Agosto em águas do Havai e sul da Califórnia. Não há registo de perturbações do exercício
The Heritage Foundation

Um navio espião chinês foi recentemente identificado próximo da zona onde decorre o exercício militar naval RIMPAC, refere o USNI News, o órgão informativo do Instituto Naval dos Estados Unidos. De acordo com a notícia, tratava-se de um navio AGI (auxiliary general intelligence) da classe Dongdiao e estaria a operar desde 11 de Julho na Zona Económica Exclusiva (ZEE) ao largo do Havai.

De acordo com um porta-voz da frota dos Estados Unidos no Pacífico, Charlie Brown, os norte-americanos esperam que o navio permaneça fora das águas territoriais do país e que não perturbe o exercício em curso. Até ao momento, não se verificou qualquer perturbação, “mas tomaremos todas as medidas para proteger informação classificada”, referiu o mesmo responsável.

Oficiais de forças participantes no exercício já manifestaram o seu desagrado com a presença do navio chinês, mas esperam que os seus militares ajam profissionalmente e se mantenham concentrados na sua missão. Todavia, meios de comunicação australianos terão noticiado que um navio AGI chinês terá seguido um navio da Marinha australiana participante no RIMPAC, sem que tenha sido claro se era o mesmo navio identificado ao largo do Havai.

Recorde-se que o RIMPAC (acrónimo de Rim the Pacific) vai na sua 26ª edição e é coordenado pelos Estados Unidos, que este ano não convidaram a China para participar. Nesta edição participam 46 navios, cinco submarinos, mais de 200 aviões e 25 mil militares de 25 países, entre 27 de Junho e 2 de Agosto, numa área dentro e fora das Ilhas Havai e ao largo do sul da Califórnia. Portugal não está representado no exercício, considerado o maior do mundo do seu género.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill