De acordo com a APL, no 1º semestre deste ano cresceu o número de passageiros e escalas de cruzeiros no porto de Lisboa, face ao período homólogo do ano anterior
APAT

No primeiro semestre deste ano, o porto de Lisboa registou um aumento da actividade de cruzeiros face ao período homólogo de 2017, que se traduziu em mais 15% de passageiros (total de 221.072) e 11% de escalas (total de 148), segundo dados fornecidos pela Administração do Porto de Lisboa (APL).

A APL atribui o crescimento do número de passageiros ao aumento de 5% dos passageiros em turnaround (que começam e acabam a viagem em Lisboa) e de 16% nos passageiros em trânsito. Nas escalas, o aumento foi determinado pela evolução positiva “em todos os tipos de operações”: 6% no trânsito, 21% no turnaround e 67% no interporting (com embarque e desembarque de passageiros em portos que não são os de origem e ou chegada).

Por outro lado, de acordo com a APL, “o crescimento do segmento do turnaround resulta da plena entrada em funcionamento do novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa”, que beneficia da sua localização no cruzamento das principais rotas de cruzeiros (Mediterrâneo, Báltico, Transatlântico e Atlântico), que têm registado acréscimo de actividade.

Diz a APL que “de Janeiro a junho de 2018 registaram-se 26 travessias transatlânticas contra as 19 ocorridas em igual período de 2017” e que se assiste “a um aumento do número de navios de cruzeiros a operar no Mediterrâneo e ilhas atlânticas – 173 em 2017 contra os 177 em 2018 –, as duas principais áreas de influência do porto de Lisboa, o que representa um crescimento da oferta de camas disponíveis em 9.607, passando de 22.534 em 2017 para 232.141 em 2017”.

A APL sublinha ainda que o primeiro semestre ficou assinalado “pelos 8 navios de cruzeiro que escalaram o porto de Lisboa pela primeira vez, dos 14 previstos para o ano de 2018, dos quais se destacaram o Carnival Horizon e o Seabourn Ovatio pelo facto de terem entrado ao serviço em 2018”.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill