Espanha voltará a receber migrantes à deriva no Mediterrâneo depois de terem sido recusados por Malta e Itália
Sea-Watch 3

O navio Open Arms, da ONG espanhola Proactiva, com cerca de 60 pessoas a bordo, que estavam à deriva num bote de borracha no Mediterrâneo e foram resgatadas junto à costa da Líbia, foi autorizado a desembarcar os passageiros no porto de Barcelona, depois do desembarque ter sido recusado pelas autoridades italianas e maltesas. De acordo com vários meios de comunicação, o navio deverá chegar amanhã a Barcelona.

Segundo o El Confidencial, a autorização veio do serviço de Salvamento Marítimo, tutelado pelo Ministério do Fomento espanhol, ao qual a presidente da Câmara de Barcelona, Ada Colau, já agradeceu.

No Sábado, a autarca terá admitido à Rádio Catalunha que Barcelona queria receber estas pessoas “para garantir os seus direitos e tratá-las como pessoas sem distinção”, refere o El Confidencial. E afirmou que fará o possível para evitar que as mesmas acabem em Centros de Internamento para Estrangeiros, que considerou não servirem para nada.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill