Uma seguradora e uma consultora entrevistaram três dezenas de industriais e peritos para conhecer a sua visão relativa ao futuro do sector daqui a 25 anos
Tonnage tax

A seguradora TT Club e a consultora McKinsey produziram um relatório denominado «Brave new world? – Container transport in 2043», que resume o que os principais responsáveis da indústria do transporte marítimo pensam sobre o que será o transporte por contentores nos próximos 25 anos.

De acordo com a Safety4Sea, os autores do relatório entrevistaram 30 industriais e peritos do sector e chegaram a cinco grandes conclusões sobre o tema e sobre quais os cenários e as suas potenciais implicações em 2043. Dois dos cenários centram-se na digitalização e outros dois no desenvolvimento do comércio.

Os autores concluíram que fisicamente, o transporte marítimo contentorizado não deverá mudar, pois dentro de 25 anos continuarão a existir os navios e os contentores. Concluíram também que o fluxo comercial será mais equilibrado, à medida que as receitas irão convergir entre a Ásia Oriental e as economias desenvolvidas e que as economias emergentes da Ásia do Sul e da África procurarão acompanhá-las.

Onde se registarão maiores alterações será no plano digital. O relatório concluiu que a automação será adoptada ao longo de toda a cadeia de valor desta indústria, especialmente nos portos, terminais, ferrovias e camionagem, e que a digitalização transformará as fontes de criação de valor, gerando maiores expectativas de eficiência, fiabilidade, transparência e comodidade junto dos clientes.

Quanto aos próprios operadores líderes da indústria, de acordo com as personalidades agora entrevistadas, serão muito diferentes dentro de 25 anos. Segundo o relatório, alguns vão consolidar-se, outros mudarão o seu modelo de negócio. Alguns serão “nativos digitais”, ou start-ups ou operadores de e-commerce vocacionados para a optimização do transporte contentorizado da sua cadeia de valor.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill