A aplicação da exploração de bio-recursos marinhos é mais ampla do que se conhec, e o seminário “O rumo da bioeconomia azul em Portugal” vem demonstrá-lo.

A exploração de bio-recursos marinhos é mais ampla do que se pensa. Desde a Olmix (empresa que cria produtos com algas) à Lego, são várias as oportunidades para gerar macro-organismos, micro-organismos, zooplâncton, peixes e mamíferos, moluscos, crustáceos, bivalves, macro e microalgas, bactérias ou fungos, dando resposta a alguns dos desafios actuais da população de todo o planeta.

E no âmbito do seminário «O rumo da bioeconomia azul em Portugal», que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, muitos foram os exemplos de companhias conscientes das questões ambientais que começam agora a olhar o oceano sob outro ponto de vista, apresentados por Dirk Carrez, Director Executivo da Bio-based Industries Consortium, Neil Parry, da Unilever, Nelleke van der Puil, da Lego, e Hervé Balusson, presidente e Director Executivo da Olmix.

Portugal tem potencial para a biotecnologia marinha, mas os sectores não estão despertos para tal, segundo Dirk Carrez. Temos tecnologia, indústria e o início de uma política consciente. E este é um sector que poderia ser importante para Portugal. Sob um cluster de pesquisa, poderia mesmo atrair investimento do exterior.

Na óptica de Delleke van der Puil, o impacto positivo da atenção às questões de sustentabilidade é interessante. E deixar nas crianças um impacto positivo mas também responsabilidade ambiental, é muito importante. Por isso, para 2030, espera materiais sustentáveis trabalhados com energias renováveis. A Lego ainda não começou a investir, porque investir em energia solar envolve muita tecnologia, explica.

“Como queremos comunicar? Gostávamos de mostrar ao mundo onde estamos. E para atender às nossas responsabilidades estamos a falar com ONGs, nomeadamente a World Wide Fund (WWF), que nos ajuda a identificar as fontes certas de material, e com universidades, para perceber o ângulo cientifico das propriedades dos materiais”, refere Delleke van der Puil.

Já a Olmix, empresa com propósitos cosméticos para humanos e animais, reconhece nas algas um novo recurso que responde às preocupações dos consumidores europeus hoje em dia, nomeadamente de segurança alimentar. Pelo que o cultivo das algas está a ter mais procura do que podem prover, explica Pi Collen.

Há novas aplicações que podem ser desenvolvidas e a área das algas é um exemplo disso. Para a indústria do cimento, por exemplo, as algas ajudam à mitigação da produção de emissões. E procurar micro-organismos dos oceanos para poder utilizar em processos avançados seria o ideal. Apenas tem de se fazer um investimento maior, mas o reservatório do oceano é brutal, refere José Ataíde, Director Corporativo de Sustentabilidade da The Navigator Company.

Para Ricardo Calado, da CESAM e Bluebio Alliance, a pesca está sujeita a muitos desafios na produção, nomeadamente a ração, a sofrer uma crise, e o problema dos plásticos nos oceanos, que leva à contaminação, principalmente dos bivalves. Por isso, as algas representam uma opção mais viável. E acrescido a esses desafios, podemos perguntar-nos quanto é que estamos dispostos a pagar por novos produtos que poderão ser mais dispendiosos, apesar de mais sustentáveis.

Na opinião de Neil Perry, o consumidor paga por funcionalidade e por isso pagarão mais 15%, pois a par da sustentabilidade estão a desenvolver novas técnicas. Para praticar os preços que hoje se praticam é apenas necessário tempo no desenvolvimento e pesquisa dos novos produtos.

O interesse do mar não advém necessariamente do aproveitamento directo de bio-recursos, mas sim da oportunidade de isolar novos compostos de bioactividade relevante, que sejam posteriormente susceptíveis de síntese e produção industrial, conclui-se.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill