A Seatrade Cruise Med, a maior feira internacional de cruzeiros, que este ano decorrerá em Lisboa de 19 a 20 de Setembro, foi apresentada esta semana.
Seatrade Cruise Med

Na sequência da candidatura por parte da Administração do Porto de Lisboa (APL) à organização da Seatrade Cruise Med, uma das maiores feiras internacionais de turismo de cruzeiros, e da consequente aceitação, foi apresentado, no Novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa, o “maior evento para o mercado de cruzeiros do Mediterrâneo”, como refere o comunicado oficial.

Há novas preocupações com a indústria – a dimensão dos navios, as questões ambientais – e para tratar de todas as questões é necessário ter infra-estruturas como a que temos em Lisboa, refere Ricardo Ferreira, Director Geral da Lisbon Cruise Terminals, concessionária do novo terminal de cruzeiros de Lisboa. O mesmo responsável acrescentou que com este evento pretende mostrar-se o que Portugal tem ao resto do mundo, potenciar o país, criar dinâmicas de interacção, e promover operações de embarque e desembarque. E por isso, faremos o que melhor sabemos, que é “receber as pessoas”, conclui.

Emma Howell, Gerente de Marketing Global da Seatrade, questionou: porquê Portugal? Mas logo respondeu que “Lisboa foi fácil, é uma cidade linda, com este maravilhoso terminal; tem infra-estrutura e sítios lindos, voos directos e uma temperatura e hospitalidade incríveis”. Até agora, já estão confirmadas 29 das 150 operadoras de cruzeiro esperadas no evento, incluindo a AIDA Cruises, a Azamara, a Carnival UK, a Disney Cruise Line, a MSC Cruises, a Mystic Cruises, a Norwegian Cruise Line, a Royal Caribbean International, a Sea Cloud Cruise Line a Silversea, a TUI e a Viking Ocean Cruises.

“O sector da construção e reparação naval está actualmente a passar por um período notável de expansão pelo Mediterrâneo. Assim como a procura pelo turismo de cruzeiro continua a aumentar, também as oportunidades para os estaleiros regionais – com os estaleiros locais a representarem pouco menos de um terço de todas as reparações em 2017”, refere Emma Howell. Assim, também a Lisnave, a West Sea – Estaleiros Navais Lda, a NavalRocha S.A e o Arsenal do Alfeite estão confirmados para exposiçã na Seatrade Cruise Med.

A MedCruise representa mais de 20% do tráfego de cruzeiros global, pelo Mar Vermelho, Adriático, Mar Negro e Atlântico, e 25,9 milhões de passageiros passaram pela MedCruise em 2017. Deste modo, Airam Diaz Pastor, presidente da MedCruise, afirma que “juntos enfrentamos os novos desafios do sector de cruzeiro, incluindo novas infra-estruturas, a expansão do mercado, os novos regulamentos ou mesmo as questões ambientais e energéticas. E eventos como a Seatrade Cruise Med apresentam uma plataforma de discussão sobre os desafios e oportunidades, e nós acolhemos este evento em Setembro como crucial na arena do debate”, conclui.

Uma oportunidade para nos focarmos na indústria marítima e no que o nosso país pode representar na economia azul é o que entende a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, sobre evento. São tempos desafiantes para a economia do mar e durante esta semana Lisboa será a casa dos decision makers do transporte marítimo, pelo que esta será uma oportunidade para mostrar ao mercado o potencial do nosso país e para as empresas portugueses se mostrarem.

“Acolher este prestigioso evento é o reconhecimento do trabalho que temos vindo a fazer no sector dos cruzeiros ao longo dos anos. Esperamos que este evento dê um importante impulso à economia local e nacional do sector, especialmente agora que Lisboa está equipada com tudo o que precisa para acomodar todos os cruzeiros e os seus convidados”, referiu Lídia Sequeira, presidente da APL.

Esta é a 12ª edição da Seatrade Cruise Med, evento organizado pela UBM EMEA, gestora da marca Seatrade, que se realiza de dois em dois anos, no Mediterrâneo, em locais diferentes. As últimas edições do principal evento B2B de cruzeiros do Mediterrâneo e mares adjacentes, foram realizadas em Nápoles (2006), Veneza (2008), Cannes (2010), Marselha (2012), Barcelona (2014) e Tenerife (2016).

Em dois dias, o evento conta com conferências, feiras/exposições e eventos de networking, dos quais se destaca o Seatrade Cruise Awards. Este ano, esperam-se mais de 3 mil participantes de mais de 65 países, 160 expositores de indústrias relacionadas com o sector dos cruzeiros, incluindo portos, entidades de turismo, associações de cruzeiros, operadores de turismo, agências de turismo, fornecedores de serviços e prestadores de serviços técnicos.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill