A prova que decorreu na praia da Física, em Santa Cruz, levou apenas um português aos quartos de final – Frederico Morais
Kanoa Igarashi

Kanoa Igarashi foi o vencedor do Pro Santa Cruz 2018 pres. by Oakley, na 6ª paragem da competição da série de qualificação 3000 (QS), em Portugal, na Praia da Física em Santa Cruz. A competição, concluída em 28 de Abril, terminou com a atribuição do prémio ao primeiro e segundo lugar, ocupados respectivamente por Igarashi e pelo espanhol Aritz Aranburu.

Kanoa Igarashi, que teve um início muito demorado no Championship tour (CT), terminou esta competição com uma pontuação de 13,83, com o seu adversário com 7,40, o que fez Igarashi poder contar certamente com a próxima temporada. Actualmente ocupa a 24ª posição no ranking mundial.

“A mudança de clima foi visível e eu realmente queria fazer uma onda antes da tempestade chegar”, disse Igarashi. “Estou feliz por termos vencido os dois. Adoro estar aqui em Portugal, é um dos meus lugares favoritos e partilhar estes momentos com todos os meus amigos é óptimo”, referiu. “Eu estou a representar o Japão no Team World, será um concurso realmente interessante, e espero que esta vitória me traga força também”, sublinhou.

Aritz Aranburu, ex-competidor do CT, com algumas das maiores pontuações do evento, ficou aquém do seu ritmo. “As ondas estavam a degradar-se por causa da maré alta e a bacia de extracção ainda era muito forte”, analisou Aranburu. “A minha selecção de ondas foi muito má, mas pelo que ouvi dizer, Kanoa estava a apanhar todas as ondas boas e estava a surfar muito bem. Estou muito feliz com um segundo lugar, gostaria de ter surfado à esquerda na maré baixa, mas estava a divertir-me”, explicou o próprio.

Todas as esperanças de um título português em Santa Cruz recaíam sobre o português que surfa no CT, Frederico Morais, mas que infelizmente não conseguiu passar por Boukhiam na partida dos quartos-de-final. Outros portugueses, como Pedro Henrique, Miguel Blanco, Afonso Antunes, Francisco Duarte, Pedro Coelho, Tomás Fernandes, foram até à sexta ronda. Sendo que Miguel Blanco, que terminou a prova em 13º lugar, subiu 12 posições, agora o top 40 do circuito mundial de qualificação da WSL. Também Tomás Fernandes subiu duas posições, tendo ficado em 74º lugar no ranking.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill