Argyris Stasinakis acredita que mais uniformização do digital e cruzamento de informação no transporte marítimo pode facilitar o alcance das metas da IMO sobre emissões de CO2.
Hyundai Merchant Marine

A indústria do transporte marítimo internacional precisa de trabalhar mais depressa para a uniformização do digital se quiser reduzir as emissões de CO2. Esta é a posição de Argyris Stasinakis, parceiro da empresa de informações e rastreio de navios MarineTraffic que, na Conferência de Tecnologia Marítima em Singapura, anunciou que um maior cruzamento de informação entre armadores, carregadores, portos, fabricantes e companhias levaria a um melhor cumprimento das ambiciosas metas de redução das emissões de CO2 propostas pela Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla inglesa).

“Reduzir a pegada ambiental do transporte marítimo não é só reduzir o combustível e o desenho do navio, é também desenvolver o desenvolvimento de activos de maneira inteligente”, referiu Argyris Stasinakis, explicando que isso pode ser feito se a indústria for capaz de construir uma abordagem comum relativamente aos padrões de dados e estiver mais preparada para partilhar esses dados. Acredita por isso que uma maior transparência nestas questões poderia contribuir positivamente para a competitividade da indústria do transporte marítimo e para uma maior eficiência da mesma.

“Acredito firmemente no conceito de ruptura positiva na indústria do transporte marítimo. Os benefícios de melhores dados são significativos: menos consumo de combustível, menos emissões, melhor ocupação do cais, janelas de tempo mais apertadas para a entrega de serviços”, conclui.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill