Um estudo científico financiado pelo Departamento da Defesa dos Estados Unidos concluiu que a presença militar do país em ilhas do Pacífico Sul pode tornar-se inviável dentro de poucas décadas por causa das alterações climáticas
National Oceanography Centre

Um estudo recentemente divulgado na Sciences Advances e financiado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos sobre o efeito das alterações climáticas nas bases militares norte-americanas no Pacífico Sul concluiu que “muitos atóis ficarão inabitáveis a partir de meados do século XXI por causa das cheias agravadas pelo aumento do nível do mar e da ondulação daí resultante”.

Em concreto, o estudo visou avaliar o impacto das alterações climáticas e do aumento do nível do mar na ilha Roi-Namur, integrada no atol de Kwajalein, nas Ilhas Marshall, situadas a 2.200 milhas náuticas do Havai. A ilha tem uma elevação de 1,83 metros e acolhe uma estação experimental de radar de apoio a uma zona de teste de mísseis balísticos.

No âmbito do estudo, os investigadores usaram modelação de computador para determinar o efeito do peso das ondas, da frequência das tempestades, das chuvas e do nível do mar resultantes das alterações climáticas nas instalações militares situadas na ilha. E concluíram que quando o nível do mar sobe mais de 41 centímetros face ao nível actual, “o volume anual de água do mar que invade a ilha durante as tempestades é suficiente para tornar os lençóis freáticos não potáveis durante o resto do ano”.

Segundo referem, medidas de mitigação destes efeitos, como remover a água salgada e repôr artificialmente os aquíferos, pode permitir 3 a 4 meses de lençóis freáticos potáveis durante a época das chuvas, mas não é certo que constitua uma abordagem sustentável. O grande desafio pode surgir a partir de 2030, no pior dos cenários, e a maioria da superfície da ilha pode ficar sujeita a cheias anuais provocadas pela água do mar a partir do final da década de 50 deste século.

Este cenário pode estender-se às restantes ilhas do atol, inviabilizando a presença de instalações militares já existentes no local, bem como a outras ilhas do Pacífico Sul e onde os Estados Unidos também dispõem de bases militares, que podem ficar vulneráveis às modificações climáticas dentro de alguns anos.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill