Em Portaria recente, o Executivo esclarece o regime sobre espécies permitidas na pesca lúdica e desportiva e na pesca profissional, seus períodos de pesca e sua devolução à água e ainda sobre massas de água relevantes para a pesca desportiva
One Belt, One Road

Desde Sábado que está em vigor a Portaria n.º 108/2018, de 20 de Abril, que corrige uma Portaria anterior (Portaria 360/2017, de 22 de Novembro) que define as “espécies autorizadas na pesca lúdica e desportiva e na pesca profissional, os correspondentes períodos de pesca, bem como as espécies de devolução obrigatória e de devolução proibida à água”.

A Portaria agora em vigor legisla ainda sobre “algumas massas de água com reconhecido interesse para a realização de provas de pesca desportiva”, onde a pesca das espécies constantes da Portaria 360/2017 é permitida durante todo o ano, adicionando essas massas de água ao conteúdo da Portaria anterior, na qual não foram então incluídas.

Finalmente, a nova Portaria estabelece uma excepção à regra sobre espécies de devolução proibida para adequar a legislação nacional ao “regulamento internacional da Féderation Internationale de la Pêche Sportive EN Eau Douce do qual consta a obrigatoriedade de devolução à água, no final de cada pesagem, de todos os exemplares vivos capturados”, refere o diploma.

Tal exepção, esclarece a nova Portaria, emitida pela Secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, justifica-se devido à “grande importância” que reveste “para o país, em geral, e para o desporto em particular”, o 65º Campeonato do Mundo de Nações de Pesca Desportiva em Água Doce, que se realizará em Setembro na Pista de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill