Relatório da CE revela que as medidas contra as emissões de enxofre pelos navios foram eficazes na diminuição da poluição
Sulphur Emissions Control Area

Poucos dias depois de ter sido aprovada na Organização Marítima Internacional (IMO, no acrónimo em inglês), um relatório da Comissão Europeia (CE) veio revelar que a poluição atmosférica decorrente das emissões de óxido de enxofre (SOx) por parte dos navios diminuiu significativamente nos últimos anos, refere o World Maritime News.

O jornal refere que, segundo explica o relatório, esta tendência resulta dos esforços conjuntos dos Estados membros e do sector do transporte marítimo para aplicarem as regras da União Europeia (UE) sobre as emissões de enxofre e para introduzirem um combustível mais limpo no sector.

Desde 2015 que a existência de zonas no Mar do Norte e Mar Báltico, entre outras, em que o teor de enxofre admitido no combustível marítimo é restrito a 0,1% (as chamadas zonas SECA, ou Sulphur Emissions Control Areas) contribuiu para reduzir a menos de metade as emissões de enxofre e com um impacto económico mínimo no sector, refere o jornal, citando o relatório da CE.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill