A Comissão Europeia, preocupada com a sustentabilidade dos stocks e com a viabilidade social e económica dos pescadores da região, propôs um plano plurianual de pesca para as águas ocidentais
FEAMP

A Comissão Europeia (CE) propôs recentemente um plano plurianual para defender os stocks de pescado nas águas ocidentais, tendo em conta a frota da Bélgica, Alemanha, França, Irlanda, Espanha, Portugal e Reino Unido no Oceano Atlântico. Com o objectivo de restabelecer e manter os stocks em níveis sustentáveis, a proposta pretende também garantir a viabilidade social e económica dos pescadores que operam na região.

“Esta proposta para um plano plurianual para as águas ocidentais visa sustentar a busca pela sustentabilidade social, económica e ambiental a longo prazo nesta muito importante bacia marítima. Um crescente número de unidades populacionais nas águas ocidentais pesca de forma sustentável, temos visto os rendimentos dos pescadores e de suas famílias aumentarem. Este plano permitirá continuar o desenvolvimento positivo rumo a uma pesca sustentável, com soluções adaptadas às necessidades específicas dos pescadores”, explicou o Comissário Europeu para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella.

O plano abrange unidades populacionais de peixes pelágicos, ou seja, peixes que vivem e se alimentam no fundo do mar, pois estas espécies também trazem um rendimento significativo para o sector das pescas. Em 2018, as possibilidades de pesca para as águas ocidentais estão fixadas em mais de 400 mil toneladas, ao abrigo da política comum das pescas da UE. E este plano permitirá que as organizações regionais de gestão recomendem medidas específicas adaptadas às suas pescas.

As principais propostas são simplificar a gestão das pescas sob um quadro regulamentar principal, que permitirá também uma certa flexibilidade para gerir pescas mistas, especialmente propostas para os stocks pelágicos comercialmente mais importantes, como é o caso do bacalhau. E permitirá que as disposições relativas às obrigações de desembarque e às medidas técnicas de conservação sejam apresentadas pelo Conselho Consultivo de cada região.



Um comentário em “Comissão Europeia propõe plano para pescas sustentáveis nas águas ocidentais”

  1. Francisco Portela Rosa diz:

    A Comissão continua a dar o tiro ao lado.
    A pesca é responsável entre 30% a 35% do estado dos recursos porque a Comissão não obriga a que os arrastões tenham as grelhas de seletividade, porque não impõe malhas mínimas de 100mm para as redes fixas, porque não limita a malhagem das armadilhas para peixe a 80mm e não define o tamanho do anzol para a espécie alvo.
    Mas os 70% de impacto nos recursos são o nosso comportamento em terra pois em termos individuais quantos produtos utiliza por dia entre lavagens e cosméticos?
    Qual o impacto do amento da produção do vinho em termos globais? e o efeito dos milhões de toneladas do protetor solar no zooplâncton ? e as industrias? fácil é não fazer nada pois os ditos cientista estão sempre a reduzir a possibilidade de capturas mas quando não houver nada para reduzir é tarde demais. Esperemos que todos lutemos para que a Comissão e Estados Membros acordem para esta triste realidade. Temos produtos a mais e somos responsáveis pela conservação da atual biodiversidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill