A agência publicou uma versão sintetizada do seu programa de acção para o período de 2018 a 2020, com pistas para a estratégia delineada para do ano, que incidirá na vigilância marítima, na sustentabilidade e melhoria de regulamentos associados ao transporte e à segurança marítima
EMSA

O transporte e vigilância marítima, recorrendo a um interface gráfico para utilizadores, o SafeSeaNet, que combina diversos sistemas operacionais e a continuidade das inspecções para monitorizar a conformidade legal dos regulamentos como a STCW, PSC e outras leis de segurança marítima, constituem alguns dos pilares de estratégia que a da Agência Europeia de Segurança Marítima (European Maritime Safety Agency, ou EMSA) prevê para 2018. São tópicos que constam no «Outlook 2018», um documento que representa uma versão resumida do Documento Único de Programação (2018-2020) adoptado pelo Conselho de Administração da EMSA, em Novembro de 2017.

No âmbito da sustentabilidade, a agência também continuará a ter um papel fundamental, e por isso prevê a implementação de assistência para a legislação relativa às emissões de CO2, ao teor de enxofre no combustível marítimo, às instalações de recepção portuária, à reciclagem de navios e aos combustíveis alternativos. Os serviços de monitorização também serão usados para complementar a imagem de satélite disponível no CleanSeaNet.

Igualmente prioritária é a recolha de dados para identificar lacunas na implementação da legislação marítima da União Europeia. E continuar a apoiar as autoridades que realizam as funções de guarda costeira, continuando a desempenhar as suas actividades principais, bem como serviços novos para vigilância marítima e capacitação.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill