Dentro de dias, a Ocean Alive leva a cabo mais uma acção de sensibilização e limpeza no estuário do Sado
Mariscar SEM LIXO

No próximo dia 30 de Março, entre as 07H30 e as 16H30, decorrerá mais uma acção da campanha «Mariscar Sem Lixo», promovida pela cooperativa Ocean Alive e com o patrocínio da Fundação Oceano Azul e do Oceanário de Lisboa, destinada a sensibilizar e limpar as margens do estuário do Sado.

A data da acção coincide com o segundo aniversário da campanha e tem o “objectivo de reunir o maior número de voluntários para sensibilizarem directamente os mariscadores”, conforme informa a Fundação Oceano Azul. Prevista para nove locais do estuário do Sado, a acção deverá atrair mil mariscadores voluntários.

A campanha «Mariscar Sem Lixo» procura responder ao problema do plástico no oceano e sensibilizar “os mariscadores do lingueirão para não deixarem as embalagens de sal fino vazias na maré”, refere-se no site da cooperativa.

Ali se explica também que a campanha assenta em três eixos: “acções de sensibilização direxta através de uma rede de Guardião do Mar, mulheres da comunidade piscatória agentes de sensibilização, acções mensais de limpeza com voluntários e uma rede de stakeholders que visa implementar soluções que evitam o plástico no oceano (através da sensibilização, da valorização do plástico e de outros resíduos recicláveis e da colocação de contentores nos locais de mariscagem)”.

Até hoje, a campanha já envolveu mais de 2.200 voluntários em dois anos e permitiu retirar do estuário do Sado 41.000 embalagens de sal e 36 toneladas de lixo, das quais 4,9 foram encaminhadas para reciclagem, esclarece a Fundação Oceano Azul.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill