A gestão operacional do geoportal é da responsabilidade da DGRM

O Plano de Situação Ordenamento do Espaço Marítimo Nacional (PSOEMN) tem um novo GeoPortal de cartografia integralmente desmaterializada, já disponível no GeoPortal do Plano de Situação Ordenamento do Espaço Marítimo Nacional (www.psoem.pt).

A gestão operacional deste geoportal depende da Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), que também é responsável pela gestão da informação relativa às subdivisões do continente e da plataforma continental estendida.

Segundo a DGRM, “a produção de cartografia desmaterializada em instrumentos de ordenamento de território é um processo bastante inovador e, certamente, irá iniciar uma nova geração de produção cartográfica”.

Recorde-se que o GeoPortal tem dados geográficos produzidos por diversas entidades em serviços de mapas online, como a DGRM, o IH, a APA, o IPMA, o ICNF, entre outras, com a vantagem de ter informação permanentemente actualizada por cada uma das fontes.

O GeoPortal desmaterializado constitui uma metodologia inovadora e que representa o abandono da cartografia tradicional em papel, sendo utilizados apenas serviços de mapas”, refere a DGRM.

Nota: A foto foi retirada do portal da DGRM

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill