Nos últimos 12 meses, os portos britânicos investiram 1,93 milhões de euros, de acordo com um estudo da Associação Britânica de Portos, mas existirão mais projectos por divulgar
Yang Ming

Um estudo da consultora Moffatt & Nichol publicado pela Associação Britânica de Portos (sigla em inglês – BPA) concluiu que, ao longo dos últimos 12 meses, os portos e terminais do Reino Unido já investiram cerca de 1,93 mil milhões de euros em infra-estruturas portuárias, com base em informações tornadas públicas durante este período. E foi admitido que estão em curso outros projectos, de natureza privada, mas cuja informação ainda não foi publicamente divulgada.

Um grande projecto é o de South Harbour, em Aberdeen, na Escócia, estimado em 366 milhões de euros. Depois de terminado, permitirá maior actividade de desmantelamento de navios, pois implicará 1.400 metros de um novo cais com uma profundidade até 10,5 metros. Outro projecto está a ser desenvolvido em Port of Tyne, no valor de 43 milhões de euros, e que serve de suporte a um projecto de uma fábrica de biomassa estimado em cerca de 340 milhões de euros.

Mark Simmonds, Director da BPA, referiu que “os portos estão a ser bastante úteis, mas confiamos no Governo para garantir que as conexões rodoviárias e ferroviárias ao porto estarão adequadas” e acrescentou que “o processo de planeamento terrestre e marítimo é dispendioso e muitas vezes trava ou evita algum desenvolvimento portuário sustentável”. Mark Simmonds espera que “este relatório ajude o Governo a ter uma imagem precisa do investimento que a indústria está a fazer quando desenvolver as suas políticas, para assim tomar as suas próprias decisões de investimento em relação à infra-estrutura”.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill