No âmbito da Factura Única Portuária (FUP)
Factura Única Portuária

Mais de 2.300 facturas foram emitidas desde 1 de Janeiro deste ano no âmbito do sistema da Factura Única Portuária (FUP), revelou a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, em São Paulo, no Brasil, no passado dia 4 de Abril, durante a sua intervenção na Conferência dos Portos de Língua Portuguesa, organizada pela Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP) no quando da Intermodal South America, considerada a segunda maior feira mundial e a maior da América Latina para os sectores de logística, transporte de cargas e comércio exterior .

Recordando que a FUP é, na prática, um “documento de cobrança que agrega a facturação ou liquidação de todas as entidades públicas prestadoras de serviços aos navios, no acto do despacho de largada, para cada escala de navio”, a ministra acrescentou que a medida “tem, como instrumento de suporte à sua concretização, a Janela Única Portuária”, ou JUP, também já implementada nos portos portugueses.

Ana Paula Vitorino aproveitou a ocasião para prometer instalar a Janela Única Logística (JUL) até ao final de 2018, no quadro de um processo em curso para a simplificação e digitalização de serviços prestados nos portos nacionais, e transformar o “sistema portuário português numa área de serviço para abastecimento de navios a GNL e num hub re-exportador de GNL”.

A ministra recordou o desempenho dos portos nacionais em 2016, que apresentaram um crescimento no movimento de carga geral e carga contentorizada, com reflexos nos primeiros meses deste ano, e a implementação de uma estratégia para a competitividade dos portos, da qual destacou os projectos para novos terminais nas áreas portuárias de Lisboa, Leixões e Sines.

Nesse contexto, manifestou intenções de incentivar a intermodalidade marítima, fluvial e terrestre e desenvolver o conceito de Port Tech Clusters, neste cado, “incentivando a inovação e modernização do sector, nas áreas formação, I&D e tecnologia”, “criando plataformas de aceleração tecnológica nos portos para novos negócios nas indústrias avançadas do mar” e “aumentando em 50% o volume de negócios nas actividades conexas/transversais”.

Ainda a propósito dos portos, recordou que o porto de Lisboa conquistou a organização da Seatrade Cruise Med, uma das maiores feiras de cruzeiros do mundo, e que se realizará pela primeira vez no nosso país, em Setembro de 2018.

Na ocasião, a presidente da Administração do Porto de Lisboa, Lídia Sequeira, e Alex Oliva, presidente da empresa que administra o porto brasileiro de Santos (CODESP), assinaram um acordo de cooperação para o desenvolvimento económico mútuo das infra-estruturas portuárias que dirigem.

 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill