Aniversário celebrado a bordo do Catamaran da WaterX com mais de cem leitores fieis não quiseram deixar de ver Lisboa, o Mar e Futuro, na perspectiva certa ...

 

«Tão longa a passagem dos segundos, tão breve a passagem dos séculos», dizia o velho Pascal que, por certo e tanto quanto saibamos, nunca trabalhou no Jornal da Economia do Mar _ ou a sua percepção do tempo talvez um pouco distinta fora.

Um ano? Já um ano? Só um ano? E tanto mudou? E tanto na mesma?

Ah!, como pode ser ilusória a percepção da contínua passagem das horas quando o passado nos começa já surgir desfocado e o futuro ainda não é absolutamente presente.

Capas 1

Sim, se pensamos no tempo, na sucessão irremediável, começamos a sentirmo-nos um pouco como Santo Agostinho, algo mareados.

Talvez importasse, por isso mesmo, parar, por momentos, contrabalançar, subir ao mar, perscrutar o horizonte, apontar a um qualquer mais alto zénite e navegar, … navegar, … navegar, sem tempo nem memória, exactamente durante 2h e 55mn, 175mn ou, mais exactamente ainda, 10 500 segundos, meticulosamente contados entre os séculos que, Pascal dixit, sempre mais rápido que os segundo correm e passam, passam, passam …

MVK8

Mas Pascal estava errado ou não podia ainda saber que, a bordo do belíssimo Catamaran da WaterX, extraordinária capacidade visionária de João Mendonça para o superior desenho de Tomás Costa Lima e magnífica construção dos Estaleiros da Nautiber no Algarve, os segundos nem relâmpagos são ante o vertiginoso passar dos séculos, como os mais de cem celebrantes do 1º Aniversário do Jornal da Economia do Mar oportunidade tiveram de experienciar, na corpo e na alma, na passada Quarta-feira, num tão glorioso quanto incompreensivelmente breve e leve fim-de-tarde, com a sempre luminosa Lisboa em deslumbrante e irónico sorriso de fundo.

MVK4

MVK50

Para celebrar o Mar, evidentemente; Para celebrar os Mareantes, certamente; Para celebrar o Jornal da Economia do Mar, naturalmente; Para celebrar os assinantes, os leitores, os anunciantes e todos quantos, ao longo desde último ano incansavelmente apoiaram o Jornal, garantindo, esperadamente, pelos séculos dos séculos, a superior e contínua afirmação de Portugal no Mar.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill