A análise de perfis de risco em determinadas rotas visa identificar medidas susceptíveis de minimizarem as possibilidades de um navio ficar à deriva na costa canadiana do Pacífico na sequência de uma dificuldade a bordo
Clear Seas

Um estudo solicitado pela Clear Seas, um centro de pesquisa independente que promove a segurança da navegação marítima no Canadá, analisou a relação entre a probabilidade de existirem navios à deriva e a localização e disponibilidade de embarcações de reboque de emergência em certas rotas na costa canadiana do Pacífico, refere o Maritime Executive.

O estudo foi realizado pela Nuka Research and Planning Group, uma empresa de consultoria em matéria ambiental, e é o primeiro de três encomendados pela Clear Seas no âmbito do projecto de Corredores de Transporte Marítimo (que visa aumentar a segurança da navegação no Árctico) e que visam compreender e prevenir alguns dos riscos associados à navegação na costa canadiana do Pacífico.

Uma das conclusões obtidas foi a de que quando considerados no contexto de rotas de navegação daquela área, os navios de passageiros são os que têm mais probabilidade de passar tempo na zona e com 0% a 50% de hipóteses de salvamento no caso de uma eventualidade, dado que têm tendência a navegar próximo da costa. Um contraste com os navios tanque, que são os que navegam mais longe da costa.

O estudo também concluiu que o perfil de risco da zona em análise pode ser reduzido através da aquisição e instalação de meios de salvamento, conforme demonstrado pela avaliação de vários cenários concebidos a partir de um modelo em que se estima a possibilidade de um reboque de emergência chegar a tempo de assistir a um navio em dificuldades.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill