A temporada do CT vai começar, e entre os dias 11 e 22 de Março os melhores surfistas do mundo irão concorrer, depois de terem sido galardoados com os prémios do ano passado.
Quiksilver and Roxy Pro Gold

Os melhores surfistas do mundo aterraram na Austrália e estão prontos para a abertura da temporada do CT (Championship Tour) da WSL (World Surf League) com o Quiksilver and Roxy Pro Gold, entre os dias 11 e 22 de Março.

A Gold Coast da Austrália é, há mais de 40 anos, a base do surf profissional e já fez mais Campeões do Mundo do que qualquer outro lugar. Por isso, o primeiro campeonato do CT de 2018 será no famoso spot do Snapper Rocks.

Espera-se John John Florence, que não perde uma abertura desde 2016, no Peniche Pro Portugal, o que significa que surfou 12 eventos consecutivos. E o jovem de 25 anos já expressou o seu desejo de conseguir um terceiro título nesta temporada.

“O meu objectivo principal para este ano é ganhar outro título mundial”, disse Florence. “E também quero ter certeza de que realmente aproveitei cada campeonato da temporada e que continuei a aprender sobre mim e sobre o meu surf. Quero que meu surf continue a melhorar. Não ganhei aqui na Gold Coast, o que aumenta a minha vontade de o fazer. Estive a aquecer aqui recentemente e, agora, com uma melhor relação com a onda, só estou à espera da partida da competição, e mal posso esperar”, referiu o surfista.

Não é segredo que Tyler Wright procura também o terceiro título mundial consecutivo nesta temporada. A australiana de 23 anos já começou os treinos e está mentalizada. No ano passado, Wright sofreu uma lesão no joelho e piorou no terceiro e último campeonato do CT. No entanto, mostrou uma força e determinação incríveis para surfar e ganhou o segundo Título Mundial. Agora que Wright teve tempo para recuperar, o mundo está ansioso para ver do que será capaz em 2018.

“O primeiro evento do ano é sempre emocionante”, disse Wright. “Há definitivamente nervos, mas são bons nervos. Muitos de nós já fizemos Newcastle ou Manly e estamos prontos para o Roxy Pro Gold Coast. A previsão parece boa, por isso devemos conseguir boas ondas, talvez até atrás da rocha no Snapper. Estou ansiosa para ver como corre e para ver as prestações de todos”, acrescentou.

Em 2014, Gabriel Medina foi o primeiro brasileiro a conquistar o Quiksilver Pro Gold Coast e conquistou o seu primeiro título mundial naquele ano. Daí, lutou para alcançar sucesso nos anos seguintes. Depois de um final de temporada de 2017 óptimo, Medina é um dos favoritos para o Campeonato do Mundo de 2018.

Também a australiana Stephanie Gilmore, seis vezes campeã da WSL, é determinada, e por isso é uma das surfistas mais memorizadas da história e ocupa o primeiro lugar em quase todas as categorias femininas do CT desde 2008. E a também australiana Owen Wright vem ao Snapper Rocks como vencedora do evento. Wright sofreu uma lesão na cabeça em 2015 no Pipeline, no entanto, voltou e com uma vitória no Snapper, no seu primeiro evento do CT. Na última temporada, continuou como candidata ao título mundial e terminou em 6º lugar no ranking.

O japonês Kanoa Igarashi anunciou este ano que representará o Japão na CT 2018 WSL. E o surfista de 20 anos espera surfar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. Igarashi, o primeiro concorrente a representar formalmente o Japão na Tour Elite e é um cidadão com dupla nacionalidade (Japão e Estados Unidos). Em 2016, entrou para o CT como membro mais novo (então com 17 anos) e provou ser um líder da próxima geração de surfistas progressistas.

Os melhores surfistas do mundo foram homenageados nos World Surf League (WSL), o evento que comemora as conquistas da temporada de 2017 e abre oficialmente a temporada de 2018 do CT da WSL. Assim, atribuíram-se os seguintes prémios:

 

Heat do Ano: Lakey Peterson e Carissa Moore, quartos de final em Trestles

Gabriel Medina e Julian Wilson, Final em Tahiti

 

Movimento do Ano: Carissa Moore ,em Trestles

John John Florence, em Margaret River

 

Onda do Ano: Stephanie Gilmore, em Maui

Filipe Toledo, em J-Bay

 

WSL Campiões Junior: Vahine Fiera e Finn McGill

WSL Campeões da Série de Qualificação: Johanne Defay e Griffin Colapinto

WSL Campeões de Longboard: Honolua Blomfield e Taylor Jensen

WSL Campeão das ondas grandes (Big Wave Tour): Paige Alms e Billy Kemper

 

CT Rookies do ano: Bronte Macaulay e Connor O’Leary

WSW Women’s Runner-Up: Stephanie Gilmore

WSL Men’s Runner-Up: Gabriel Medina

WSL Campeã Feminino: Tyler Wright

WSL Campeão Masculino: John John Florence

 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill