A empresa apresentou um novo sistema inteligente vocacionado para apoiar os marítimos em questões de segurança, o primeiro a fazê-lo com recurso a recolha de dados, e que será instalado num ferry de passageiros a operar no Japão
STX France

A Rolls-Royce apresentou um sistema de reconhecimento situacional (numa tradução livre, dado que em inglês é designado como situational awareness system) que combina sensores com um software inteligente para apoiar os marítimos na gestão das condições de segurança quando navegam de noite, em circunstâncias marítimas adversas ou em zonas de tráfego marítimo congestionado. Segundo a marca, é o primeiro sistema do mercado que utiliza a recolha de dados para assegurar a eficiência operacional e a segurança da navegação marítima.

De acordo com a marca, essencialmente, o que este sistema faz é juntar dados de várias fontes para fornecer uma perspectiva abrangente da situação externa dos navios em diversos modos de interface para utilizadores: Realidade Virtual (2D e 3D), Realidade Aumentada e Precisão. Um sistema destes será instalado a bordo do ferry de passageiros Sunflower, operado pela Mitsui O.S.K. Lines (MOL) entre Kobe e Oita, no Japão, nos estreitos de Akashi Kaikyo, Bisan Seto e Kurushima.

Iiro Lindborg, Director Geral para Operações Remotas e Autónomas da Rolls-Royce, disse que o sistema de Reconhecimento Inteligente (novamente numa tradução livre, pois é designado em inglês por Inteligent Awareness) agora usado é parte do projecto em curso da empresa relativo a navios autónomos. No entanto, a empresa decidiu tornar a tecnologia acessível desde já, anunciando-a na Seatrade Cruise Global, a feira internacional de cruzeiros, que terminou ontem, na Flórida, porque oferece inúmeros benefícios à indústria do transporte marítimo. “A Inteligência Artificial é sem dúvida um dos mais significativos avanços obtidos até hoje em termos de segurança na navegação marítima”, referiu o mesmo responsável.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill