Dados oficiais das autoridades indianas revelam que o número foi atingido pela primeira vez
Marítimos

O número de marítimos indianos empregados globalmente ultrapassou, pela primeira vez, os 150 mil, segundo as autoridades marítimas da Índia, de acordo com a Maritime Executive. Um dado que contraria dados segundo os quais a popularidade destes profissionais indianos está em queda junto dos gestores de navios, refere o site noticioso de negócios Hindu Business Lines, diz a Maritime Executive.

No final de 2017, a Índia tinha 154.349 marítimos a trabalhar nos navios mercantes, contra 143.940 em 2016, 126.945 em 2015 e 117.090 em 2014, de acordo com as autoridades indianas. Na sua maioria, são empregos da área náutica (97.937), no entanto, também a engenharia tem um número considerável (56.412). No que respeita ao posto que ocupam, 71.177 são oficiais, enquanto 83.172 são pessoal geral, que faz serviços gerais, como limpezas, amarração, entre outros.

Também a aposta da Índia no sector é grande – possui cerca de 130 instituições de treino marítimo, no entanto, mais de 5 mil cadetes estão desempregados porque não conseguiram completar horas de treino a bordo.

A publicação recorda que segundo dados da Câmara Internacional da Marinha de Comércio (International Chamber of Shipping, ou ICS), no final de 2017, existiam 1.647.500 marítimos no transporte marítimo internacional, dos quais 774 mil oficiais e 873.500 elementos para serviços gerais.

Os maiores contingentes provêm da China, Filipinas, Indonésia, Rússia e Ucrânia, sendo que as Filipinas fornecem o maior número de pessoal de serviço geral e a China fornece o maior número de oficiais, seguida das Filipinas, Índia, Indonésia e Rússia



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill