A França torna-se assim o mais recente país a ratificar o acordo que impõe mais segurança para as embarcações de pesca.
Sardinha

A França ratificou o Acordo de Cape Town (The Cape Town Agreement), sobre segurança nas embarcações de pesca. Adoptado em 2012, ainda não entrou em vigor porque para isso teria de ser ratificado por 22 Estados, que colectivamente tenham 3.600 ou mais navios de pesca com pelo menos 24 metros a operar em alto mar, segundo comunicado oficial da IMO.

Até ao momento, países como o Congo, a Dinamarca, a Alemanha, a Islândia, os Países Baixos, a Noruega e a África do Sul, já ratificaram, o que significa uma combinação de 884 embarcações de pesca. Assim, ainda não há qualquer requisito internacional objecto deste acordo que seja obrigatório que inclua exigências como radiocomunicações, meios de salvação, procedimentos de emergência para embarcações de pesca.

No que à França respeita, o The Cape Town Agreement de 2012, que actualiza e emenda um número de disposições do Torremolinos Protocol, foi assinado pela Embaixadora Nicole Taillefer e pelo Secretário-geral da IMO, Kitack Lim, na sede da IMO, no passado dia 23 de Fevereiro.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill