O acordo foi alcançado numa reunião entre os ministros da Defesa de ambos os países, em Abidjan, capital da Costa do Marfim
Ministério da Defesa

Portugal e a Costa do Marfim estabeleceram um acordo que prevê a cooperação entre os dois países no combate à pirataria no Golfo da Guiné, ao terrorismo e à criminalidade transnacional. O acordo foi alcançado num encontro recente em Abidjan, na Costa do Marfim, que reuniu o ministro da Defesa, Azeredo Lopes, e Hamed Bakayoko, o ministro da Defesa costa-marfinense.

De acordo com o Ministério da Defesa, os dois governantes debateram ainda “as oportunidades de cooperação, incluindo a negociação de um Acordo de Defesa, a partilha de experiências, a formação e a realização de exercícios conjuntos”, bem como “a possibilidade de aquisição de capacidades militares por parte da Costa do Marfim”.

Entretanto, desde Segunda-feira e até amanhã, 1 de Março, a fragata portuguesa Álvares Cabral está na Costa do Marfim “para desenvolver acções de treino e de cooperação com a Marinha deste país, promovendo a cooperação e interoperabilidade com forças congéneres”, segundo informa a Marinha.

A visita da fragata portuguesa insere-se no âmbito “da missão Iniciativa Mar Aberto, que tem como principal objectivo contribuir para o esforço internacional de capacitação dos países do Golfo da Guiné em matéria de segurança marítima e combate às actividades ilícitas no mar”, esclarece a Marinha.

Nota: A foto foi retirada do portal oficial do Governo (Ministério da Defesa)

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill