A Associação Britânica de Portos anunciou um novo projecto para analisar a situação portuária e fazer recomendações ao Governo.
ScanReach

A Associação Britânica de Portos (sigla em inglês, BPA) anunciou um novo projecto para analisar ameaças emergentes e oportunidades para os portos britânicos, segundo comunicado da associação. O programa, denominado Port Horizon, pretende abordar as questões-chave para os portos nos próximos 50 anos em áreas específicas como a Tecnologia e Automatização, as Alterações Climáticas e o Meio Ambiente, as Políticas, Regulamentos e Direito e ainda a Mudança Social e Económica. Serão lançados projectos individuais que vão ao encontro destes desafios, atraindo especialistas da área, de forma que se obtenha um programa contínuo de recomendações para o Governo alimentado por iniciativas como Maritime 50 ou Industrial Strategy.

“O mundo de hoje é marcado por rápidas mudanças e, às vezes, imprevisíveis, por isso, como indústria, estamos interessados ​​em desempenhar o nosso papel, moldando essa mudança e, tanto quanto possível, estando preparados para enfrentar os desafios do futuro”, referiu Mark Simmonds, Director de Políticas da associação. “Este emocionante programa irá absorver as mentes da indústria e do Governo em desafios-chave a longo prazo, como saber que infra-estrutura portuária será necessária para acomodar os navios do futuro. A tendência actual para navios cada vez maiores continuará? Ou os navios autónomos anunciarão mais tráfego e mais numeroso, para os nossos portos?”, acrescentou Mark Simmonds.

Os portos possuem 95% do comércio do Reino Unido e, como parte importante das cadeias de logística e dos centros económicos, deverão ser considerados junto do Governo e de iniciativas como o Maritime 50. O Secretário dos Transportes, Chris Grayling referiu que “o Maritime 2050 será uma referência que aproveitará os nossos pontos fortes como nação e ajudar-nos-á a entender como alcançamos todo o nosso potencial e como demonstramos a nossa ambição de ser líder marítimo mundial”.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill