Um inquérito promovido por uma empresa recrutadora e outra de formação revelou um aumento de confiança no emprego no sector. E que a perspectiva do Brexit está a afectar a imagem do Reino Unido como centro marítimo global
Halcyon Recruitment e

O sentimento de segurança no emprego entre os profissionais do transporte marítimo aumentou em 2017 face ao ano anterior, revela um inquérito sobre o emprego neste sector realizado pela empresa de recrutamento Halcyon Recruitment e a empresa de formação online Coracle.

Num universo de 2.863 inquiridos, 56% manifestaram preocupação com a segurança no emprego, contra 63% em 2016, e 28% consideraram a possibilidade de mudar de ocupação nos próximos 12 meses, contra 37% em 2016.

As respostas foram obtidas entre Julho e Novembro de 2017, junto de todos os grandes centros marítimos e abrangeram profissionais dos vários segmentos de actividade do sector (comercias e operacionais). A edição deste ano, a nona, contemplou o efeito potencial do Brexit entre os profissionais.

A propósito deste factor, Heidi Heseltine, CEO da Halcyon Recruitment, referiu que para os inquiridos existe a percepção de que o Brexit terá um impacto negativo no Reino Unido como local atractivo para trabalhar (43%) e como centro marítimo global (40%). “A natureza exacta dos termos de saída do Reino Unido da União Europeia permanece certa, mas muitas organizações já estão a implementar planos ou a analisar oportunidades para se deslocarem para fora do país”, refere Heidi Heseltine.

O inquérito revelou também que entre os profissionais consultados, 37% tinham sido aumentados nos 12 meses precedentes (contra 38% em 2016) e 47% tinham recebido um bónus no mesmo período (contra 49% em 2016). O segmento de carga seca, onde 44% dos inquiridos admitiu ter tido aumento salarial e 52% reconheceu ter tido bónus, foi o mais beneficiado. No segmento de navios tanque, 35% admitiram ter tido aumento salarial e 53% bónus. Em 70% dos inquiridos admitiram estar satisfeitos com os bónus recebidos (contra 69% em 2016).

Já os profissionais de operações de navios e actividades técnicas e de higiene/qualidade/segurança/ambiente tiveram aumento salarial apenas num terço dos casos.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill