Na ZILS, este ano arranca com o anúncio da retoma de actividade de uma unidade industrial e a instalação de uma operação logística
Eduardo Paz Ferreira

A aicep Global Parques, gestora da Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), anunciou a passagem dos activos da unidade de PTA (ácido tereftálico purificado, destinado ao fabrico de polímeros de poliéster, maioritariamente utilizados no sector alimentar), outrora da Artlant e localizada na ZILS, para a Indorama Ventures, empresa de desenvolvimento da actividade logística, de forma a potenciar as exportações do porto.

De acordo com o anúncio, os trabalhos de manutenção começarão já este mês, para que a produção possa iniciar-se no segundo semestre de 2018. Uma produção que pretende aumentar em 10% a força de trabalho actual, empregando 105 funcionários, refere a aicep Global Parques. É de referenciar que a Indorama Ventures afirma-se como um dos principais grupos tailandeses, com presença internacional, 70 instalações em 4 continentes, e como o maior produtor mundial de PET integrado, com 20% de quota no mercado mundial.

Segundo Francisco Mendes Palma, CEO da aicep Global Parques, “a situação geográfica privilegiada, junto de um porto de águas profundas, a disponibilidade de lotes infra-estruturados com todas as utilidades necessárias, as boas acessibilidades e os recursos humanos qualificados da região fazem da ZILS um activo singular merecedor de ampla divulgação para um reforço da sua posição ainda maior na economia portuguesa”.

Tendo como objectivo a exportação, 80% da produção total da nova unidade da Indorama Ventures é para o mercado europeu e para a Turquia e 20% para as Américas e o Médio Oriente. Em comunicado, a aicep Global Parques fez saber que esta parceria “poderá ser realizada com outras empresas que actuem na mesma área”, visando “potenciar fortemente a ZILS como uma solução, com claras vantagens competitivas, no sector logístico”.

Foi igualmente anunciado o estabelecimento de uma operação logística da Repnunmar Logística e Trânsitos, Lda. Ali serão realizadas “operações logísticas de recepção, parqueamento, reparação e expedição de contentores marítimos cheios e vazios” e será instalado “um estaleiro para apoio às actividades e ao parqueamento das viaturas da Transportadora Ideal do Bairro de Alcântara (empresa do Grupo Silvestre e Silva) afectas ao Porto de Sines e suporte do trafego”, com o objectivo de apoio à actividade que efectua diariamente no Porto de Sines, refere-se na informação da aicep Global Parques.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill