A empresa quer aprofundamento do Elba e aumento da altura da ponte de Köhlbrand para poder transportar mais carga entre o porto de Hamburgo e o Mar do Norte
Porto de Hamburgo

A empresa alemã de transporte marítimo, Hapag-Lloyd, juntamente com a comunidade portuária de Hamburgo, as câmaras da indústria e do comércio e os Governos estaduais de Kiel, Hannover e Hamburgo, são a favor do aprofundamento do rio Elba, visando facilitar a chegada dos porta-contentores, cada vez maiores, à cidade, reduzindo o tempo de trânsito e os custos associados.

O Baixo Elba, entre o porto de Hamburgo e o Mar do Norte, deve ser dragado 120 quilómetros, e, “além do aprofundamento, trata-se também de ampliar o canal navegável”, como refere Rolf Habben Jansen, CEO da Hapag-Lloyd, para garantir a segurança dos navios. Este deverá ser dragado até aos 19 metros abaixo do nível do mar.

Pretende-se também a elevação da Ponte Köhlbrand, dos actuais 53 metros para os 73,5 metros, o que contribuirá para tornar “mais fácil, aos novos navios, a entrada e a saída do porto”, afirmou Habben Jansen sobre as medidas que considera imprescindíveis, acrescentando que “o porto só continuará competitivo desta forma”.

As obras da elevação da ponte, que que deverão estar concluídas até 2030, enfrentaram vários obstáculos colocados pelas organizações ambientais. Não obstante, as autoridades aprovaram o plano e concluíram que o projecto de expansão não colocaria em risco a estabilidade do declive do canal do rio nem a saúde na área.

Os navios têm cada vez maiores dimensões (chegam a ter capacidade para 20 mil contentores, 400 metros de comprimento, 60 metros de largura e calados entre 13,5 e 14,5 metros) no entanto, devem ter a mesma oportunidade de chegar ao porto de Hamburgo, o maior da Alemanha.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill