A British Ports Association manifestou preocupação com a minimização dos eventuais efeitos do Brexit sobre o sector marítimo, em particular, a actividade portuária
British Ports Association

A British Ports Association (BPA), que representa uma centena de associados, preocupada com relatórios publicados no dia 21 de Dezembro sobre o Brexit, por subestimarem os desafios da saída do Reino Unido da União Europeia (UE) para os portos, respondeu ao Governo, em comunicado.

“Estamos desapontados com o facto de as claras mensagens que fornecemos a todos os níveis de governo sobre os desafios para os portos e para a economia em geral resultantes da saída da União Europeia, não se reflectirem neste relatório”, afirmou Richard Ballantyne, Chefe Executivo da BPA.

A BPA, não sendo uma organização política, não tem tomado partido nestas questões, no entanto, recentemente tem ficado na “linha da frente” do diálogo com os decisores políticos do Reino Unido e da UE, examinando as possíveis consequências do Brexit.  Para a associação, os impactos da saída da União Aduaneira e do Mercado Único são considerados muito graves e potencialmente geradores de congestionamentos e atrasos, ou mesmo de uma inflacção dos custos para os comerciantes, fabricantes e consumidores.

“O Relatório do Sector Marítimo e dos Portos minimiza bastante o impacto operacional da saída da União Aduaneira junto do sector. O Governo do Reino Unido deve reconsiderar de forma urgente os impactos nos portos, em particular nos portos de ferry roll-on/roll-off, que facilitam níveis significativos do comércio do Reino Unido com a Europa”, acrescentou Ballantyne.  O mesmo responsável da BPA avisa que, entrando numa 2ª fase do Brexit, serão necessários acordos comerciais para limitar os impactos das tarifas nas alfândegas.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill