Em 2018, no porto de Tallinn, os navios que usem GNL como primeiro combustível têm desconto nas taxas portuárias
SEASOLAS

A partir de 2018, os navios que usam gás natural liquefeito (GNL) como principal combustível terão um desconto de 4% nas taxas no Porto de Tallinn, na Estónia. Esta medida surge com o objectivo de contribuir para a adopção de medidas amigas do ambiente no transporte marítimo no Mar Báltico.

“Da mesma forma que outros portos da União Europeia e da Noruega, o Porto de Tallinn estabeleceu um desconto para taxas portuárias diferenciadas do ponto de vista ambiental, com o objectivo de reduzir a poluição atmosférica e a poluição marítima através dos navios e emissões gasosas”, explicou Ellen Kaasik, Chefe de Departamento de Gestão de Qualidade e Meio Ambiente no Porto de Tallinn.

“Enquanto actualmente os cruzeiros que classificam os seus resíduos recebem um desconto na taxa de resíduos, no próximo ano, vamos introduzir um desconto nas taxas de infra-estrutura portuária para todos os navios que utilizam GNL como combustível principal”, acrescentou Kaasik.

O porto tem outras iniciativas para adoptar tecnologias mais limpas no sector de transporte marítimo, como incentivos para navios que investem em depuradores para reduzir os compostos de enxofre ou taxas adicionais nulas para deixar os resíduos gerados pelos depuradores no porto.

Além disso, o porto pretende implementar o sistema de desempenho energético do Environmental Ship Index (ESI), já referido no Jornal da Economia do Mar, e que é um índice desenvolvido pelo World Ports Climate Initiative (WPCI), um movimento internacional vocacionado para a redução da emissão de gases com efeito de estufa nos portos e que classifica o desempenho ambiental dos navios com base em factores que incluem as emissões de óxido de azoto, óxido de enxofre e dióxido de carbono, e já foi utilizado nalguns portos da UE e da Noruega.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill