A associação pretende acelerar as negociações e manter os benefícios económicos.
NOIA

A Associação de Armadores da Comunidade Europeia (ECSA – sigla em inglês), continua atenta ao fenómeno do Brexit, na expectativa de um progresso rápido e positivo nas negociações e numa reunião do seu Conselho de Administração, no passado dia 13 de Dezembro, na qual estiveram presentes membros da equipa da Comissão Europeia (CE) que vai negociar o Brexit, comunicou as suas prioridades ao Chefe da equipa da CE, Michel Barnier.

“Precisamos de um acordo que assegure a continuação dos volumes comerciais e movimentos comerciais sem obstáculos nas fronteiras partilhadas. Isso exigirá um quadro legal que permita que esses negócios vitais continuem a fluir sem demora ou desarticulação. A indústria deve ser mantida informada sobre o progresso para poder preparar-se a tempo”, referiu Niels Smedegaard, presidente da ECSA. No fundo, exprimiu a tese da ECSA de que o acordo entre o Reino Unido e a CE, que a associação quer acelerar, deve preservar os benefícios económicos dos fluxos comerciais existentes, salvaguardar os serviços do transporte marítimo, defender o emprego dos marítimos e apoiar o valor de um cluster marítimo mais amplo.

No mesmo dia, foi anunciada a entrega da Presidência da ECSA, por Niels Smedegaard, da Danish Shipping e CEO da DFDS, a Panagiotis Laskaridis, (Membro do Conselho de Administração da União de Armadores Gregos, CEO da Laskaridis Shipping e CEO da Lavinia Corp. Panagiotis). O novo presidente deve começar o seu mandato de dois anos a partir de Janeiro de 2018, enquanto Smedegaard permanecerá como membro do conselho, representando o transporte dinamarquês. Panagiotis Laskaridis refere estar muito satisfeito com a confiança que lhe foi conferida e comprometeu-se “a concentrar a agenda marítima europeia nas questões de armadores, trabalhando para uma comunidade europeia eficiente, competitiva e voltada para o futuro”.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill