Para honrar os compromissos que levaram os reguladores a aceitar a união com a Hamburg Süd, a Maersk vai abandonar o Acordo de Estabilização Transpacífico
Maersk

A Maersk Line vai abandonar o Acordo de Estabilização Transpacífico (Transpacific Stabilization Agreement, ou TSA) em Dezembro, na sequência dos compromissos assumidos com várias entidades reguladoras durante o processo de aquisição da Hamburg Süd, refere o World Maritime News.

Entre as concessões que foi obrigada a fazer para garantir a aprovação da aquisição por 23 entidades reguladoras, a Maersk Line assumiu o compromisso de não estender à Hamburg Süd a participação em qualquer Acordo de Partilha de Navios (Vessel Sharing Agreement, ou VSA) actualmente em vigor nas rotas Extremo Oriente/Costa Ocidental da América do Sul e a terminar com a participação da Hamburg Süd num VSA na rota Extremo Oriente/Costa Leste da América do Sul. Foi igualmente assumido o compromisso de não integrar qualquer VSA com os seus principais concorrentes durante os cinco anos imediatamente posteriores à aquisição da Hamburg Süd.

Com a aquisição da frota da Hamburg Süd, a Maersk Line passa a ter a maior frota mundial de porta-contentores (capacidade para 4.156.500 TEU), segundo dados da consultora Alphaliner. Além disso, importa não esquecer os cinco navios de 19.150 TEU que a Hamburg Süd tem sob encomenda e os 20 navios sob encomenda da Maersk Line e que totalizam 261mil TEU (para entregar neste ano e no próximo).

Em conjunto, as duas frotas representarão 19,4% do comércio global e poderão obter sinergias de 300 a 340 milhões de euros a partir de 2019, segundo a Maersk Line, citada pelo World Maritime News.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill