Enquanto carregava mercadoria no porto de Gotemburgo, o Ternsund foi abastecido de Gás Natural Liquefeito pelo Coralia
Coralia

O navio de abastecimento Coralius, da Skangas, procedeu ao primeiro abastecimento de gás natural liquefeito (GNL) a um navio que estava a carregar mercadoria. A operação decorreu num carregamento no porto de Gotemburgo, na Sexta-feira, e incidiu sobre o navio Ternsund, navio tanque para transporte de produtos químicos derivados do petróleo, construído para a Terntank Rederi.

“Até há 5/10 anos, a ideia dos navios a operar com gás natural liquefeito era quase considerada ficção científica. Agora, tivemos sete abastecimentos de GNL, aqui, em menos de um mês. Não seria exagero descrever isto como um grande avanço”, disse Dan-Erik Andersson, Gerente de Operações da Autoridade Portuária de Gotemburgo.

Recorde-se que há menos de um mês, o porto acolheu o primeiro abastecimento de GNL de navio para navio no cais e que nas últimas semanas, o abastecimento de GNL tornou-se parte regular das operações no porto, com o recém-construído navio de abastecimento e distribuição Coralius a operar na área.

Desde que o GNL se tornou comum no porto de Gotemburgo, com um aumento no número de escalas e sistemas de manuseamento eficientes, há um progresso evidente, com opções de abastecimento a curto prazo. No próximo ano, a Swedegas irá construir um gasoduto terrestre para GNL no porto da Energia, em Gotemburgo, um investimento que será o ponto de partida para a construção em etapas de uma instalação maior para fornecer o sector de transportes e a indústria sueca com gás liquefeito.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill