As sanções impostas à Rússia por causa do seu envolvimento no conflito da Ucrânia impedem empresas ocidentais de negociar componentes necessários à construção dos novos quebra-gelos russos e com isso provocam atrasos no fabrico daqueles navios
Arctic Commitment

As sanções impostas à Rússia devido ao seu envolvimento no conflito secessionista da Ucrânia estão a prejudicar o programa de construção de novos quebra-gelos que o país tem vindo a desenvolver, referia recentemente a Fundação Bellona, uma instituição não lucrativa que trabalha em prol de soluções ambientalmente sustentáveis.

A mais recente dificuldade resultante deste contexto é o provável atraso na construção do Arktika, o primeiro de uma série de novos  poderosos quebra-gelos russos destinados a apoiar projectos de exploração petrolífera e de gás natural no Árctico. Originalmente, o navio devia estar pronto este ano, mas atrasos motivados pelas sanções alteraram a data da entrega para 2019. E mesmo esse prazo corre o risco de não ser cumprido.

O atraso foi admitido por um Director da Rosatom, a empresa pública russa responsável pelo programa nuclear do país, durante uma audiência num comité parlamentar sobre energia, na qual este alto quadro da Rosatom considerou que a sua empresa estava com dificuldades em fabricar uma turbina que fará a ligação dos reactores do Arktika ao seu sistema propulsor.

O episódio merece destaque porque surgiu relatado no jornal Parlamentskaya Gazeta, e foi a primeira vez que um alto responsável russo admitiu que o conflito na Ucrânia está a retardar a produção dos novos quebra-gelos. E no caso da turbina mencionado pelo Director da Rosatom, o problema tem uma explicação simples: nenhuma das empresas ocidentais às quais a Rosatom se dirigiu para negociar componentes está autorizada a fazer negócios com a Rússia.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill