O Campeonato que vai mover o mundo – sendo o penúltimo da World Surf League – começa hoje, em Peniche, na praia dos Supertubos.
Niger Delta Avengers

Começa hoje, em Peniche, o campeonato de surf mais esperado do ano – Meo Rip Curl Pro Portugal –, o 10º e penúltimo campeonato da World Surf League (WSL), com os melhores surfistas em competição e uma previsão de ondas a rondar os dois metros, podendo chegar aos quatro metros no fim-de-semana.

De Portugal estarão presentes Frederico Morais e Vasco Ribeiro, a par de John John Florence, Jordy Smith, Gabriel Medina, Owen Wright e  Matt Wilkinson, surfistas nos cinco primeiros lugares na competição da WSL.

Como afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Peniche, António José Correia, na conferência de imprensa realizada em Peniche, espera-se que as ondas estejam à altura do campeonato. E relembrou com orgulho que em 12 anos de presidência, nove deles foram a preparar estas provas de surf. Recordou ainda que não poderia faltar um testemunho dos problemas que aterrorizam o mar, os plásticos, e, por isso, também neste campeonato se manifesta a preocupação com o oceano, com a grande Medusa, feita a partir de garrafas de plástico, trazida para Peniche, para o campeonato cujo lema é: «Por um Oceano sem Plástico», campanha que tem o apoio da Fundação Oceano Azul.

E nesse sentido, a Professora Ana Abrunhosa deixou o desafio: fazer de Peniche um destino não apenas de surf, mas um destino de surf sustentável.

Susana Cardoso, do Turismo de Portugal, relembrou que havendo talento e empenho em dinamizar as praias portuguesas, não há dúvida de que podemos ser um destino de surf, sobretudo com uma promoção turística do surf tão interessante – muito feita pela comunicação.

Também a Meo, na voz de João Epifânio, veio explicar o seu objectivo, alicerçado na música e no desporto, e o grande espírito que tem a empresa que, desde 2009, marca presença neste evento. Disponibilizam capacidade tecnológica e fibra óptica, o que permite que todo o mundo possa ver o campeonato em directo.

O representante da marca Rip Curl em Portugal, José Farinha, não só relembrou a aventura que começou em 2008, que tem tido retorno positivo, como as grandes expectativas que tem para o fim-de-semana. Celebram-se este ano 40 anos sobre a realização do primeiro campeonato de surf em Peniche, pelo que vai ser prestada uma homenagem. A importante questão do plástico, requer que demos o exemplo, uma vez que temos praias magníficas que devemos proteger. Que Peniche seja um destino de qualidade máxima sustentável para todos os turistas é o seu objectivo.

Francisco Spínola, representante da WSL em Portugal, referiu que o investimento neste campeonato foram dois milhões de euros, financiados por todas as entidades que patrocinam o evento – nacionais ou internacionais.

Também a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, deixou uma mensagem sobre as grandes preocupações ambientais com o oceano, revelando o compromisso que assumiu na conferência dos Oceanos das Nações Unidas para alargar o projecto «A Pesca por um Mar Sem Lixo» e empenhar-se neste objectivo de limpar o mar e preveni-lo dos danos a que está sujeito.

Gabriel Medina, vencedor da última etapa em França – Quiksilver e Roxy Pro France -, revelou que “foi muito bom ter a vitória, fiquei feliz, com certeza vim mais confiante, Portugal é como se fosse a minha segunda casa”, brincando ao dizer que “tem arroz, feijão e bife e sinto-me bem aqui; como disseram, a previsão é muito boa e espero que tenhamos um bom campeonato”.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill