Viking Princess torna-se o primeiro navio de abastecimento offshore com solução energética híbrida
Mercosul Line

A Wärtsilä, empresa fornecedora de equipamentos navais, instalou um sistema híbrido de energia no navio de abastecimento offshore norueguês Viking Princess, o que faz deste o primeiro navio deste género cujas baterias reduzem o número de geradores a bordo, refere o World Maritime News.

O Viking Princess funciona agora com a combinação de uma bateria para armazenamento de energia e três motores Wärtsilä com gás natural liquefeito (GNL). A nova solução fornece energia de equilíbrio para cobrir os picos da procura, resultando numa carga mais estável nos motores.

A nova solução de armazenamento de energia melhorará a eficiência do motor, gerando poupança de combustível e reduzindo as emissões de C02 para a atmosfera, permitindo igualmente uma melhor optimização da carga dos motores, o que fará com que o navio não precise de manutenção tão frequentemente, segundo a Wärtsilä.

“Esta é uma solução verdadeiramente avançada e agradecemos à Eidesvik Offshore por ter a visão de apreciar os benefícios que o sistema de energia híbrida oferece; além do consumo de combustível e das vantagens ambientais, a conversão também reduz os custos de manutenção e contribui para uma maior eficiência; o sucesso deste projecto afectará o futuro de todo o sector do transporte marítimo”, refere Sindre Utne, Gerente de Projectos e Operações.

Fretado pela Eidesvik, o Viking Princess começou a navegar em 2012, a GNL. Em Maio deste ano foi assinado o contrato para mudar uma das baterias do navio.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill