Navio patrulha oceânico junta-se a exercício com países magrebinos e da bacia do Mediterrâneo
SEABORDER 17

A partir de amanhã e até 6 de Outubro, o navio patrulha oceânico Viana do Castelo participa em Toulon no exercício SEABORDER 17, no qual se incluem os 10 países da iniciativa 5+5 (grupo constituído pelos países magrebinos – Mauritânia, Marrocos, Argélia, Líbia e Tunísia – e da bacia do Mediterrâneo – Portugal, Espanha, França, Itália e Malta).

Segundo a Marinha, “o objectivo do exercício passa por criar  mecanismos de troca de informação e procedimentos de cooperação, estimulando simultaneamente as relações de confiança entre as Marinhas e Forças Aéreas dos 10 países, por forma a melhorar a actuação conjunta e eficiente em operações internacionais de segurança marítima no mar Mediterrâneo”.

“O exercício contempla cenários de terrorismo marítimo e de fluxos migratórios irregulares com origem nas alterações climáticas”, estando igualmente previstas “a intercepção de um navio mercante reportado como ligado a uma rede de crime transnacional com destino a um porto europeu” e “acções de cooperação internacional no âmbito da busca e salvamento no mar”, esclarece a Marinha.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill