Se a produção mundial em aquacultura não crescer 9,9% ao ano até 2020, em vez dos 4 a 5% esperados, não conseguirá responder ao aumento da procura, especialmente nos bivalves e crustáceos, gerando uma subida de preços, conclui a FAO
DGRM

A aquacultura terá de crescer 9,9% ao ano a nível mundial – e não entre 4 a 5% conforme esperado – para suprir o aumento crescente do consumo de pescado, de acordo com um estudo da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês) citado na última edição da Newsletter da Associação Portuguesa de Aquacultores (APA).

A APA destaca algumas conclusões consideradas relevantes para a FAO, entre as quais a de que se os preços do pescado e as preferências dos consumidores se mantiverem sem alterações, a procura mundial per capita de pescado aumentará de 20 Kg/ano em 2010 para 25 Kg/ano em 2020.

Outra conclusão da FAO é a de que o aumento do consumo, combinado com o crescimento demográfico mundial, fará aumentar a procura de pescado em 47 milhões de toneladas até 2020.

Por outro lado, a FAO considera que o aumento expectável da aquacultura mundial, de 4 a 5% ao ano, só fará crescer a produção em 19 milhões de toneladas, gerando um défice de 28 milhões de toneladas no abastecimento de mercados, mais visível nos bivalves e crustáceos do que no peixe.

Sendo assim, conclui a FAO, só um crescimento de 9,9% ao ano pode satisfazer a procura. No entanto, um aumento desta ordem só está previsto para 17 países. Nos restantes 170, a oferta não conseguirá satisfazer a procura. Se a oferta não aumentar anualmente 9,9%, subirá o preço do pescado, o que tenderá a diminuir a procura, sendo que a produção pesqueira deverá permanecer estável.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill