Depois de Peniche e Ilha da Culatra, o projecto «A pesca num mar sem lixo» chega ao porto de pesca de Aveiro. E deverá chegar a 13 novos locais nos próximos três anos
A pesca num mar sem lixo

Tal como anunciado, a ministra do Mar estendeu o projecto «A pesca por um mar sem lixo» ao porto de pesca de Aveiro. Segundo a Docapesca, aqui, o projecto conta com “51 embarcações aderentes (arrasto, cerco e pesca artesanal), tendo sido criados dois pontos para deposição dos resíduos recolhidos em terra”.

Em Aveiro, a iniciativa tem a “participação das associações de Pesca Artesanal da Região de Aveiro (APARA), dos Armadores das Pescas Industriais (ADAPI), dos Armadores de Pesca do Norte (AAPN) e da Organização de Produtores de Pesca Artesanal (APROPESCA)”, além da parceria da Câmara Municipal de Ílhavo e da TRIU – Técnicas de Resíduos Industriais e Urbanos, segundo a Docapesca.

Depois do projecto-piloto em Peniche (2016) e da sua extensão ao Núcleo Piscatório da Ilha da Culatra ao porto de Pesca de Aveiro (2017), «A pesca por um mar sem lixo» deverá ser alargada, “nos próximos três anos, a mais 13 portos de pesca do país”, divulgou a Docapesca. Em 2018, deverá arrancar em Matosinhos, Nazaré, Sesimbra e Portimão para, no ano seguinte se estender a Póvoa de Varzim, Figueira da Foz, Sines, Olhão e Quarteira e, em 2020, chegar a Viana do Castelo, Costa da Caparica, Sagres e Setúbal.

Recorde-se que o projecto é uma iniciativa do Ministério do Mar, desenvolvido pela Docapesca, e que desde 2016, quando foi lançado, permitiu a recolha de 151.875 litros de plásticos e de 295.000 litros de resíduos indiferenciados, segundo a Docapesca.



Um comentário em “Aveiro acolhe projecto ambiental para a pesca”

  1. Fernando Manuel Silva (PhD) diz:

    Revisitando-nos no conhecido “proverbio popular” :

    – MAIS VALE TARDE DO QUE NUNCA !

    Mas, registamos já uma década de atraso, na implementação da denominada “economia circular”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill