Tal como a Drewry, a Alphaliner assinala um crescimento no movimento portuário de contentores no primeiro semestre deste ano e uma tendência para a sua continuação.
SeaIntel Maritime Analysis

O movimento de contentores nos portos cresceu 6,7% no primeiro semestre deste ano e no final do ano terá crescido 6% face ao ano anterior, refere o World Maritime News com base em dados da consultora em transporte marítimo Alphaliner, obtidos a partir de universo de 250 portos com um movimento global anual de 550 milhões de TEU.

Segundo a Alphaliner, citada pelo jornal, no segundo trimestre do ano, este crescimento foi de 7,4%, contra 5,9% no primeiro trimestre, indiciando uma tendência que deverá prosseguir no segundo semestre e que os dados de Julho parecem comprovar.

O crescimento verificou-se em todas as regiões, com os portos do sul da Ásia na vanguarda, registando uma subida de 9,3%, seguidos dos portos do Médio Oriente, com um aumento de 3,1%. Segundo o jornal, no primeiro semestre deste ano, os portos chineses registaram um crescimento de 8,4% e os dos Estados Unidos 8,2%.

Num universo dos principais 30 portos, o jornal destaca Ningbo e Guangzhou, ambos na China, com crescimentos de 14,4% e 11,7%, respectivamente. Já o porto de Algeciras, em Espanha, sofreu uma queda de 9,4%. Os portos de Lianyungang (China) e Bremerhaven (Alemanha) também sofreram perdas significativas, de 7,2% e 4%, respectivamente.

Recorde-se que, conforme aqui oportunamente referimos, a consultora Drewry também já assinalara um crescimento semelhante, de 6,6%, no movimento portuário de contentores durante o primeiro semestre deste ano, com base numa amostra de 150 portos de todo o mundo, bem como a continuação da tendência ao longo do segundo semestre.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill