Depois de Peniche, o projecto ambiental do Ministério do Mar alargou-se à Ilha da Culatra e vai, a partir de amanhã, estender-se a Aveiro.
Pesca por um mar sem lixo

O alargamento do projecto «A pesca por um mar sem lixo» ao Núcleo Piscatório da Ilha da Culatra arrancou esta semana, com 101 aderentes (87 embarcações, 11 viveiristas e três mariscadoras) e “dois pontos para deposição dos resíduos recolhidos em terra”, segundo informa a Docapesca.

O projecto é uma iniciativa do Ministério do Mar e será desenvolvido pela Docapesca, em parceria com a Câmara Municipal de Faro, a Associação de Moradores da Ilha da Culatra, a ALGAR – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos S.A., a FAGAR – Faro, Gestão de Águas e Resíduos E.M. e a Associação Portuguesa do Lixo Marinho (APLM).

Amanhã, a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, estará em Aveiro para estender a iniciativa ao porto de pesca local. Segundo o Ministério do Mar, será um projecto a desenvolver também pela Docapesca, neste caso, em colaboração com a Câmara Municipal de Ílhavo e associações de pescadores.

O objectivo é promover a redução dos resíduos no mar, “através do apoio à adopção de boas prácticas ambientais por parte dos pescadores, promovendo a valorização e reciclagem dos resíduos recolhidos no mar”, esclarece a Docapesca. Depois do projecto-piloto lançado em 2016, em Peniche, chegou a vez da Ilha da Culatra e de Aveiro.

Segundo recorda a Docapesca, no porto de pesca de Peniche, o projecto-piloto “reuniu oito entidades, três organizações de produtores, 66 embarcações e 419 pescadores”, tendo sido entregues até ao momento “118 contentores a embarcações de Peniche”. Foram ainda “recolhidos 151.875 litros de plásticos e 295.000 litros de resíduos indiferenciados e entregues 24 galardões a embarcações aderentes pelas suas boas prácticas ambientais”, nota a Docapesca.

 



Um comentário em “«A pesca por um mar sem lixo» chega à Ilha da Culatra”

  1. João Manoel Cruz Dourado diz:

    Brilhante ideia…
    Admirável convergência…
    Dos que se propõem concretizar tão dignificante projecto…
    O mar agradece…
    Rendo a minha homenagem à Senhora Ministra do Mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill