Segundo a seguradora West of England P&I, nos últimos 12 meses, 60 incidentes envolvendo 220 passageiros clandestinos custaram mais de um milhão de euros. A maioria dos casos ocorreu em portos africanos, mas o maior número de clandestinos embarcou em portos europeus
Ocean Network Express Pte. Ltd

Nos últimos 12 meses, foram relatados 60 casos envolvendo 220 passageiros clandestinos, cuja resolução (processos de repatriamento e escolta de acompanhamento, essencialmente) custou mais de 1,6 milhões de dólares (1,35 milhões de euros), segundo refere a seguradora marítima West of England P&I. Numa análise a este fenómeno, a seguradora concluiu também que nos últimos anos, os clandestinos provenientes de portos europeus aumentaram significativamente.

No caso dos passageiros clandestinos provenientes dos portos europeus, a seguradora verificou que as ocorrências envolveram sempre ferries ro-ro (que transportam automóveis e outros veículos), que os principais esconderijos são os veículos atrelados e que quando os portos de origem são no norte da Europa, o destino é normalmente o Reino Unido.

Segundo dados da West of England P&I relativos ao período em análise, foi nos portos europeus que se registou o maior número de clandestinos embarcados (118), com destaque para o porto de Gent, na Bélgica (55), seguido do de Roterdão, na Holanda (28) e dos de Istambul, na Turquia (12), e Cuxhaven, na Alemanha (12). Bremerhaven (Alemanha), Esbjerg (Dinamarca) e Vigo (Espanha) também foram portos de partida para clandestinos, segundo a seguradora.

Nos portos africanos embarcaram 95 clandestinos, principalmente em Lagos, na Nigéria (48) e Douala, nos Camarões (12), além de portos da África do Sul (3), Marrocos (9), Argélia (3), Senegal (4), Serra Leoa (1), Costa do Marfim (1), Quénia (5) e Congo (2). E nos portos americanos, terão embarcado 7 clandestinos, principalmente de Rio Haina, na República Dominicana (3).

Já relativamente ao número de incidentes de embarque de clandestinos, a maioria registou-se nos portos africanos (52), com destaque para Lagos (7), Douala (3) e Durban, na África do Sul (3). Na Europa, onde se registaram 24 ocorrências, o maior número verificou-se em Gent (8), seguido de Cuxhaven (5) e Esbjerg (4). E na América, a seguradora relata casos em Trindade e Tobago, República Dominicana e Equador.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill