Depois de ter sido sujeita a uma intervenção, a ponte de Bayonne, em Nova Iorque, deixou de ser obstáculo a navios maiores, como o Berlin, e passou a ser um factor de competitividade do porto da cidade
Berlin

No passado dia 17 de Julho, o porta-contentores Berlin, com capacidade para 13.208 TEU e 366 metros de comprimento, da Orient Overseas Container Line (OOCL), foi o maior de sempre a ancorar no porto de Nova Iorque e Nova Jersey e a navegar sob a ponte de Bayonne, informa o World Maritime News.

Com 144.100 toneladas de porte bruto (deadweight tonnage, ou dwt), o navio rumou àquele porto no âmbito de um dos seus serviços da Costa Leste, ao abrigo do acordo da Ocean Alliance, que reúne, além da OOCL, a CMA CGM, a COSCO Shipping e a Evergreen.

Até agora, os maiores navios a entrar no porto de Nova Iorque e New Jersey tinham até 304 metros. Quanto à ponte de Bayonne, que liga Nova Jersey a Nova Iorque, foi alvo de uma intervenção para permitir que navios com capacidades até 18 mil TEU possam atravessá-la, aumentando a competitividade do porto.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill