Pode arrancar já em Setembro a formação em construção e reparação naval e em gestão portuária no âmbito da génese de um hub naval na Figueira da Foz que envolve a academia, estaleiros, recursos humanos e tecnologia
Construção Naval

Na sequência do consórcio formado recentemente entre o Instituto Superior da Qualidade (ISQ), a Universidade de Coimbra (UC), a empresa de recursos humanos Quasar e a construtora naval  Atlantic Eagle Shipbuilding para a formação de um hub de Qualificação e Formação para a Construção, Reparação Naval & Gestão Portuária na Figueira da Foz, o nosso jornal apurou que a formação deverá arrancar já no próximo mês de Setembro.

Segundo apurámos, nesta fase, a formação será ministrada por quadros do ISQ e da Atlantic Eagle Shipbuilding, em instalações da construtora naval e na UC. Até ao momento, já existirão cerca de duas dezenas de inscrições para formandos. Já existem fundos disponíveis para arrancar com o projecto e não ficaram excluídas candidaturas a financiamentos comunitários para o efeito.

Numa primeira fase, os promotores deste hub pretendem formar, essencialmente, quadros técnicos ligados à construção e reparação naval (soldadores, caldeireiros, montadores, etc.) e também à gestão portuária. Numa fase posterior, eventualmente daqui a dois anos, os promotores pretendem certificar cursos de Engenharia no âmbito desta formação.

Na origem deste projecto terá estado o interesse da construtora naval em qualificar profissionais nas áreas mencionadas, que a terá levado a mobilizar parceiros, designadamente, a UC, o ISQ e a Quasar. A empresa tem a ambição de, futuramente, poder vir a recrutar candidatos formados neste contexto. E todos têm a ambição de internacionalizar o projecto. No plano nacional, a Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF) já terá manifestado vontade de se juntar ao projecto, entre outras entidades ainda por confirmar.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill