Presidente dos operadores portuários privados europeus defendeu concorrência leal para o sector. Os associados, por seu lado, reclamaram o reconhecimento do papel económico dos portos e o fim de uma certa imagem negativa do sector que tem prevalecido nos últimos 20 anos
Porto de Sines

Na Assembleia Geral da Federação dos Operadores Portuários Privados Europeus (Federation of European Private Port Operators and Terminals, ou FEPORT), que decorreu esta semana, em Kaipeda, na Lituânia, o seu presidente, Gunther Bonz, considerou, a propósito da política portuária europeia, que “uma política portuária eficiente é aquela que oferece instrumentos (suaves e vinculativos) aos portos para que eles possam competir localmente e com parceiros globais”.

Para este responsável, tal política é a que “oferece as mesmas oportunidades em termos de regras de concorrência do que as oferecidas a outros sectores ou a outras áreas no mundo”. Gunther Bonz também referiu que “é essencial que os reguladores da União Europeia garantam uma política marítima vasta, justa e equilibrada, que ofereça as mesmas vantagens a todos os interessados e garanta uma concorrência leal”, e que tenha em conta “os desenvolvimentos macro e geopolíticos que estão a impactar o sector na Europa”.

Gunther Bonz considerou também que “é importante que o papel positivo dos portos, e mais particularmente, dos serviços portuários, de tecnologia náutica e movimentação de carga, sejam reconhecidos e que a imagem negativa que tem prevalecido ao longo destes últimos 20 anos termine agora”.

No âmbito do evento, os membros da FEPORT também se referiram à possibilidade da criação de um Fórum Portuário, considerando-a uma “boa iniciativa, especialmente se permitir o estabelecimento de um grupo de peritos, responsável pela governação dos portos e pelo papel dos diferentes interessados, no contexto dos portos da União Europeia”. No entanto, mostraram-se preocupados com a ideia de que subsiste a impressão de que os portos devem novamente estar sob escrutínio, enquanto existem outros tópicos marítimos que devem merecer mais atenção nesse fórum.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill